UCHARIA DO CONDE




 

 

 

 

 

A Ucharia do Conde é um espaço único, de degustação dos sabores tradicionais de Ourém, situado no edifício da antiga prisão, em pleno Centro Histórico de Ourém.

A antiga prisão, cuja construção é anterior a 1755, é o espaço físico que dá lugar a este projeto de parceria entre o Município de Ourém e a OurémViva, que tem como objetivo principal a divulgação e promoção da cultura gastronómica e vitivinícola local.

Situado um pouco mais acima da Praça do Pelourinho, junto da Pousada, o edifício enquadra-se na arquitetura do burgo Medieval, sendo caracterizado pelas grandes janelas que rasgam a fachada com as antigas grades de ferro, preservando as marcas da antiga fundação.

Na “despensa” do Conde (Ucharia significa despensa), podemos encontrar um leque alargado de produtos locais, nomeadamente vinhos, azeites, mel e doces.

À mesa, a Ucharia presenteia-nos com sabores tradicionais presentes no bacalhau com chícharos e o carneiro à Vale Travesso, entre outras iguarias da nossa terra.

 

Cardápio

 

 


Reservas

A reserva, para almoços e jantares, deverá ser efetuada, com antecedência.

Diariamente poderá degustar os produtos da nossa terra. No local encontra ainda uma pequena loja onde pode conhecer ou adquirir um vasto leque de produtos locais.

Contactos

uchariadoconde@gmail.com | M. 915 002 924 | T. 249 541 676

 

Mais informações:

O espaço Ucharia do Conde está na proximidade do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é o mais importante repositório das formações calcárias existente em Portugal e esta é a razão primeira da sua classificação como morfologia cársica, património geológico, natureza do coberto vegetal, a rede de cursos de água subterrâneos, uma fauna específica, nomeadamente cavernícola (fonte: www.natural.pt e www.icnf.pt )

Para obter mais informações sobre esta Área Protegida consulte: http://www.natural.pt/portal/pt/Explore#explore” e http://www.icnf.pt/portal/ap